
Home / Advogado Criminal / Inquérito Policial
Inquérito Policial
Investigação policial? Cuidado! Previna-se.
Contrate um Advogado Especializado em Direito Penal. Evite um processo criminal.
Escritório Barra da Tijuca e Centro
Entenda o Que é um Inquérito Policial
O Inquérito Policial (IP) é um procedimento administrativo investigatório conduzido pela polícia judiciária com o objetivo principal de apurar crimes, coletar provas e identificar a autoria e materialidade de uma infração penal.
Ele serve como base para que o Ministério Público decida se há elementos suficientes para oferecer uma denúncia e iniciar uma ação penal.
O advogado criminal atua na fase investigatória tanto de forma preventiva, para evitar a instauração ou o prosseguimento indevidos de um inquérito policial, como também para garantir que o investigado, tenha seus direitos respeitados e para evitar a instauração de um futuro processo criminal pelo Ministério Público, preparando a construção de uma defesa sólida, pois na investigação criminal são obtidas provas como perícias, documentos e depoimentos.
Por outro lado, a atuação do advogado no inquérito impede eventuais ilegalidades na busca de provas, violações de direitos humanos e abusos de autoridade.
Representação de um Advogado Criminalista Durante Inquérito Policial
- Autos do Inquérito Policial:
Acesso aos autos do inquérito para acompanhar as investigações, análise de todos os documentos e provas, para que seja verificado o rumo das investigações.
- Diligências:
Requerimento e acompanhamento de medidas investigativas por parte da autoridade policial.
- Provas:
Apresentação de documentos, arrolamento de testemunhas, requerimento de perícias e de expedição de ofícios, bem como exposição de fatos que possam ser favoráveis à defesa.
- Abuso de Autoridade:
Acompanhar depoimentos e outros atos para os quais o cliente seja intimado para evitar abuso de autoridade, garantindo que você não seja submetido a coação, intimidação ou qualquer ilegalidade.
- Direitos Humanos:
Prevenir possíveis atentados contra a dignidade humana cometidos contra você durante a investigação.
- Medidas Cautelares:
Impugnar medidas cautelares, tornando mais eficiente a defesa do cliente.
- Prisão:
Impugnar requerimentos de prisão, para que seja possível garantir a liberdade de ir e vir.
- Sigilo:
Impugnar quebras de sigilos telefônico, bancário e fiscal, impedindo violações de seus dados e da sua intimidade.
- Ação Penal:
Prevenir a instauração do processo penal pelo Ministério Público, evitando que o conjunto de informações do inquérito seja insuficiente para que você seja alvo de um processo pelo Ministério Público.
Por Que Contratar o Nosso Escritório?
- Com 27 anos de experiência, é referência na defesa de clientes em casos criminais perante as Polícias Federal e Civis de cada estado.
- Atua na melhor defesa dos interesses do seu cliente, para que o Inquérito Policial não venha a seguir para o Ministério Público com possibilidade de tornar-se uma ação penal.
- Em inquéritos policiais, a rapidez e a precisão são essenciais. Defendo os direitos do meu cliente desde as primeiras etapas do processo, prevenindo medidas restritivas e diligenciando para obter o melhor resultado.
Agende consulta presencial ou online.